quarta-feira, 27 de março de 2013

14 de março de 2013


 Participação do 3ºB no março mulher 2013

Aceitámos este desafio e participámos com dois trabalhos nesta atividade promovida pela Junta de Freguesia da Nossa Srª da Anunciada.




Tela sobre a Igualdade de Género...

Para desenvolver este trabalho foi dado a conhecer o escultor britânico, Tonny Cragg, que aproveita os dejetos da sociedade para realizar as suas obras de Arte; os símbolos de género e a simbologia da cor.
O material utilizado foi recolhido nos nossos eco pontos.
Os alunos desta turma realizaram esta atividade de uma forma muito interessada e animada, pois nunca tinham tido contato com este tipo de atividade.




Banda desenhada sobre a fecundação...

Atualmente existe um consenso alargado quanto à importância da educação sexual em meio escolar. Dada a especificidade desta temática, as atividades de educação sexual na escola devem envolver e informar as famílias sobre as suas intenções e as suas práticas. As perspetivas de sexualidade que pautam o conhecimento das crianças envolvem o seu contexto de vida mais próximo e as suas experiências, consequentemente, cabe à escola a função de promover o desenvolvimento pleno dos seus alunos. A compreensão da sexualidade passa, inevitavelmente, por incluir diversas dimensões que incluem para além da componente científico-biológica, a vertente afetiva, os valores e o contexto sociocultural de cada realidade. O presente trabalho consiste numa articulação entre Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Expressão Plástica. O objetivo central deste trabalho prende-se com o conhecimento das conceções sobre a origem dos bebés em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Bandas desenhadas foram elaboradas por a turma B do 3º ano. A elaboração dos desenhos foi efetuada algum tempo após a abordagem do tema em sala de aula. Foi importante a cooperação da família neste processo dando abertura a um diálogo sobre o tema. Através dos dados obtidos, verifica-se que estas crianças possuem, maioritariamente, conceções correta sobre a fecundação evidenciando a mãe e o pai como os intervenientes neste processo e, por outro lado, os conceitos científicos foram utilizados de forma adequada. Esta atividade foi acompanhada com a caixinha das perguntas, que de certa forma abriu a sala de aula, para um universo de perguntas, dúvidas e esclarecimentos relativamente a esta temática.

Assim, é importante que se invista no esclarecimento e na melhoria das práticas de ensino deixando de se ficar em silêncio e de se sentir pudor na abordagem deste tema, de forma a permitir a construção de conceções mais científicas e uma formação mais sólida das crianças.
 
No palco explicámos as nossas atividades para todas as escolas que estavam presentes no AMBA.
 

 

                                      Recebemos um certificado de participação


Brincámos, fomos pintados, dançámos, vimos uma pequena atuação do teatro o Elefante e o lanche estava delicioso...

                                                                    O jogo da Cadeira

Pinturas Faciais












                                                                      Teatro Elefante

                                      O nosso lanche, MUITO BOM....

1 comentário:

  1. Eu gostei muito de ir ao AMBA, e gostava muito de lá voltar. Gostei muito das brincadeiras que fizemos, mas o teatro não foi muito giro.
    Também gostei muito de ler e de mostrar os nossos trabalhos, gostei muito de fazer trabalhos com os meus amigos, e espero que todos tenham gostado dos nossos trabalhos.
    Beijinhos do aluno
    Alexandre Inácio

    ResponderEliminar