quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

10 de dezembro de 2012

Casa da Cultura - Cinema " Natal Especial"

Esta atividade foi promovida pela Câmara Munincipal de Setúbal, visita à cada da Cultura e visionamento de curtas metragens sobre o Natal. Gostamos muito dos filmes e da casa da cultura ...


Foi a nossa primeira saída fora da escola.... E estão todos de parabéns!



O novo equipamento, instalado no edifício onde funcionou o Círculo Cultural de Setúbal, instituição ligada à luta antifascista, à promoção da cidadania e ao incremento do acesso à cultura, representa um novo polo de concentração cultural e gerador de novas dinâmicas sociais, apresentando atividades de música, cinema, teatro, dança e fotografia dinamizadas regularmente por associações da cidade, algumas delas com espaços próprios no imóvel.

O projeto arquitetónico de recuperação e remodelação do edifício foi assinado pelo arquiteto setubalense Gonçalo Silva.
Toda a imagem gráfica e comunicacional da Casa da Cultura foi concebida pelo atelier DDLX, nomeadamente por José Teófilo Duarte.
O designer setubalense, também autor do emblema do antigo Círculo Cultural de Setúbal, criou o atual logotipo do novo equipamento, uma imagem evocativa do canhoto de um bilhete a ser rasgado no momento de entrada para um espetáculo.
 
O novo local de fruição e partilha cultural da cidade conta com um vasto conjunto de serviços, como centros de documentação, espaços para a música e para as artes plásticas, áreas multiusos e zonas de lazer e restauração.

A Galeria de Exposições e o Café das Artes, o qual, em articulação com Pátio do Dimas, espaço de ar livre com um jardim vertical numa das paredes, funciona como café-concerto e área para encontros, são valências instaladas no piso térreo.




No piso térreo foi também criada uma área para o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal, com um centro de informação e divulgação de iniciativas nacionais e internacionais para jovens, um centro de formação para acolher ações de formação e um espaço multimédia dotado de equipamento informático multiuso.
 

nstalado no primeiro piso e promovido pela Associação José Afonso funciona o Centro de Documentação, Estudo e Promoção da Canção Popular Portuguesa.
 
 
 
Igualmente no primeiro andar funciona o Espaço das Artes, dinamizado pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, piso que possui ainda um auditório multiusos, denominado Sala José Afonso.
 
 
 
Ao lado, o Salão Nobre da Casa da Cultura, uma das principais atrações do equipamento municipal, centra atenções com vários elementos originais do espaço restaurados, como um fresco pintado no teto e um antigo lustro, agora eletrificado, e as paredes forradas a tecido. Junto da sala, um Centro de Documentação Local, a cargo do Centro de Estudos Bocageanos, promove a vida e obra de Bocage.
Uma Escola de Música, com três salas, valência explorada pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, está instalada no segundo piso da Casa da Cultura. Uma Sala de Ensaio, espaço disponível a bandas de garagem e outras formações musicais, e um Estúdio de Gravação áudio são outras valências existentes no último andar do edifício.

 

 O novo equipamento, dotado de um elevador central que serve os três pisos do imóvel, possui ainda biblioteca, livraria, discoteca, videoteca e uma área de comercialização das futuras produções da Casa da Cultura e de obras relacionadas com a atividade das associações parceiras.


Horário e Contactos
De terça a quinta-feira, das 10h00 às 24h00
Sexta-feira e sábado, das 10h00 às 01h00
Domingo, das 10h00 às 20h00
Rua Detrás da Guarda, n.os 26 a 34
2900-347 Setúbal
Tel.: 265 236 168 | 915 721 909
casacultura@mun-setubal.pt


De volta à nossa escola...
 




 
De uma maneira organizada e ordeira regressámos à nosso escola , aproveitamos para observar a nossa cidade.
 



 
 Identificámos as figuras que estavam representadas nos azulejos... Luisa Todi e Bocage, relembramos a matéria estudada em Estudo do meio, " O passado do meio local".
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário