terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

26 de fevereiro de 2013

Sólidos Geometricos
Para que os alunos no 1º Ciclo desenvolvam conceitos geométricos é crucial proporcionar-lhes experiências de aprendizagem que envolvam o trabalhar com diferentes entes geométricos.
Manipular linhas e figuras de diferentes formas permite aos alunos uma análise das suas propriedades (pré requisito essencial para o trabalho dos anos posteriores).
Explorar, nomeadamente, construindo e reconstruindo figuras de duas e três dimensões, com vários materiais, ajuda os alunos a identificar as características específicas de cada um(a) (figura ou sólido) e algumas das relações entre as figuras a duas dimensões e as tridimendisionais (APM, 1992).
Assumindo esta perspectiva, as concepções geométricas dos alunos são tanto mais desenvolvidas, quanto mais os envolvermos em actividades de observação, manipulação, comparação, descrição… de figuras e sólidos geométricos.
É nesta óptica que se tem trabalhado a geometria em sala de aula, usando para isso diferentes estratégias e recursos didácticos.
Esta semana foi dada ênfase aos sólidos geométricos procurando momentos /situações de aprendizagem, que permitissem aos alunos o desenvolvimento de capacidades de:
  • Identificar sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, cone, cilindro, esfera e pirâmides);
  • Comparar os sólidos uns com os outros e com objectos de uso corrente;
  • Descrever as características específicas de cada um deles.
Para isso, em trabalho de grupo, começou-se pela manipulação dos sólidos presentes na mesa de trabalho; seguiu-se a realização de uma atividade que envolvia o preenchimento de lacunas e a comparação dos mesmos com diferentes objectos e a pintura final dos sólidos…


Partilho convosco este site que vos permite explorar, os sólidos geometricos!
escolovar.org/mat_geometri_solidos.htm

Sólidos geométricos

Antes de estudarmos os sólidos geométricos,
convém distinguir sólidos geométricos de polígonos.
Polígonos
São figuras geométricas planas limitadas por linhas fechadas. Neste caso possui duas dimensões, comprimento e largura.
Um polígono tem vértices, lados, ângulos e diagonais
.
Um polígono é regular se todos os seus lados tiverem o mesmo comprimento. Se isso não acontecer o polígono é irregular!


São imensos os polígonos conhecidos:
Número de lados- Polígono

Vamos aprender a desenhar alguns com o Compasso!

Sólidos geométricos
são regiões do espaço limitadas por uma superfície fechada e que contém três dimensões, sendo elas:
  • largura
  • altura
  • comprimento.
Há dois tipos de sólidos geométricos.

A- Poliedros - São todos os sólidos que têm superfícies planas.
podemos observar três outros conjuntos de sólidos: os prismas, as pirâmides
e os outros poliedros.
Existe uma relação válida para todos os poliedros que não podemos deixar de referir:
é a Relação de Euler, descoberta pelo matemático suíço Euler:
n.º faces + n.º vértices = n.º arestas - 2


Em alguns poliedros, todas as faces são polígonos regulares geometricamente iguais e emcada um dos seus vértices encontra-se o mesmo número de arestas. A estes poliedros chamamos Poliedros Regulares. Estes são também conhecidos por Sólidos Platónicos.



B- Não Poliedros- São os sólidos que possuem pelo menos uma superfície curva.
Os não poliedros agrupam-se em quatro grupos
Cilindros, Cones, esferas:




Outros sólidos não poliedros:





Agora que aprendemos conteúdos novos vou lançar um desafio aos  meus alunos. Que cada um descreva um ou mais sólido geométrico, em forma de poema, ou adivinha, sem focar o seu nome, mas de tal forma que fosse possível, aos outros alunos, identificar o mesmo(s).
Este é um exemplo de como podem realizar esta atividade!
Sou um sólido geométrico com seis faces iguais,
todas quadrangulares, oito vértices e nenhum mais.
Naquele que é magico, sou cheio de cor.
Se for num dado, o um é o de menor valor.
Já descobriste quem sou?

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