quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

30 de janeiro de 2013


Regularidades e Padrões
 
Continuamos muito atarefados no estudo das tabuadas.
Até porque estas escondem muitos segredos que valem a pena ser revelados.

Fomos descobrir, as regularidades e os padrões numéricos existentes nas tabuadas do 2 ,3,4,5,6,7,8 e 9.

Com esta actividades pretende-se que os alunos desenvolvam:
  • A predisposição para procurar padrões e regularidades numéricas e para formular generalizações sem situações diversas nomeadamente em contextos numéricos e geométricos;
  • A aptidão para dar sentido a problemas numéricos e para reconhecer as operações necessárias à sua resolução, assim como para explicar os métodos e o raciocínio que foram usados.

E querendo ir sempre além, quisemos:
  • Descobrir regularidades e padrões diferentes partindo da contagem de números;
  • Analisar e descobrir relações entre os números;
  • Descobrir diferentes estratégias para a resolução de uma situação problemática.

Começámos por pintar em grelhas os múltiplos de 2 até aos múltiplos de 10.

Os alunos visualizaram um power Point sobre as regularidades, que facilitou a realização desta atividade.

Cartaz realizado com os alunos na sala de aula
 
Depois fomos descobrindo regularidades que encontrávamos nas grelhas e registámos as nossas descobertas.

Também procurámos o padrão numérico da tabuada do 2,3,4,5,6,7,8 e 9  para assim realizar os respectivos padrões circulares.

Cartaz realizado com os alunos na sala de aula







 

 

 
 
Para concluir, esta atividade incentivou o gosto pelo cálculo da tabuada.

1 comentário: