Regularidades e Padrões
Continuamos muito atarefados no estudo das tabuadas.
Até porque estas escondem muitos segredos que valem a pena ser revelados.
Fomos descobrir, as regularidades e os padrões numéricos existentes nas tabuadas do 2 ,3,4,5,6,7,8 e 9.
Com esta actividades pretende-se que os alunos desenvolvam:
Até porque estas escondem muitos segredos que valem a pena ser revelados.
Fomos descobrir, as regularidades e os padrões numéricos existentes nas tabuadas do 2 ,3,4,5,6,7,8 e 9.
Com esta actividades pretende-se que os alunos desenvolvam:
- A predisposição para procurar padrões e regularidades numéricas e para formular generalizações sem situações diversas nomeadamente em contextos numéricos e geométricos;
- A aptidão para dar sentido a problemas numéricos e para reconhecer as operações necessárias à sua resolução, assim como para explicar os métodos e o raciocínio que foram usados.
E querendo ir sempre além, quisemos:
- Descobrir regularidades e padrões diferentes partindo da contagem de números;
- Analisar e descobrir relações entre os números;
- Descobrir diferentes estratégias para a resolução de uma situação problemática.
Começámos por pintar em grelhas os múltiplos de 2 até aos múltiplos de 10.
Os alunos visualizaram um power Point sobre as regularidades, que facilitou a realização desta atividade.
Cartaz realizado com os alunos na sala de aula
Depois fomos descobrindo regularidades que encontrávamos nas grelhas e registámos as nossas descobertas.
Também procurámos o padrão numérico da tabuada do 2,3,4,5,6,7,8 e 9 para assim realizar os respectivos padrões circulares.
Cartaz realizado com os alunos na sala de aula
Para concluir, esta atividade incentivou o gosto pelo cálculo da tabuada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar